A Comunidade Espírita Cairbar Schutel (CECS) celebra 70 anos de fundação!!

SEMINÁRIO DE ESTUDO ESPÍRITA
setembro 6, 2017
O Centro Espírita Nosso Lar celebra seu 6º aniversário de fundação!!
setembro 19, 2017
Exibir tudo

A Comunidade Espírita Cairbar Schutel (CECS) celebra 70 anos de fundação!!

Viajava pelo interior de São Paulo o Professor Leopoldo Machado, grande entusiasta e incentivador do movimento dos jovens espíritas.
Passa
Passando por Matão, no dia 15 de setembro de 1947, realizou memorável conferência na sede do Centro Espírita Amantes da Pobreza.
Passa
Terminada a reunião, o professor convidou os jovens espíritas presentes para se reunirem no dia seguinte, no mesmo local, a fim de informar sobre o trabalho, muito positivo, que vinha sendo realizada pelas Mocidades Espíritas em vários cantos do Brasil. Na hora marcada, o professor passou a conscientizar aqueles jovens de que Matão, terra do missionário Cairbar Schutel, não poderia ficar de fora desse trabalho tão importante para os postulados da doutrina.
Diante do entusiasmo dos jovens foi proposta, então, a fundação de uma Mocidade Espírita local. Questionados sobre qual nome seria dado ao grupo, por unanimidade os presentes resolveram homenagear Cairbar Schutel.
Seguindo com as formalidades de eleição da diretoria, o Sr. Édo Mariani foi designado como primeiro presidente da Mocidade Espírita Cairbar Schutel, fundada, assim, aos 16 de setembro de 1947.
Passa
Seguiram esses jovens com suas reuniões e algum tempo depois, cogitaram fazer algo a mais. Construiriam abrigo aos casais idosos desamparados, proporcionando a estes um final de existência tranquilo. Dessa ideia surgiria a Vila dos Pobres Cairbar Schutel.
Acontece que poucos casais se apresentaram para o abrigo, e na sobra das casas resolveu-se então concedê-las às viúvas com filhos pequenos. Muito embora auxiliadas de alguma forma pela Mocidade essas viúvas também necessitavam trabalhar para seu sustento, o que ocasionava preocupação pelas crianças que ficavam sozinhas, muitas vezes até tarde da noite, na vila.
Passa
Resolveram assim os diretores construírem em terreno, parte doado por Zélia da Silveira Perche, e parte adquirido pela própria mocidade, um local de amparo a essas crianças em forma de creche.
A creche funcionou nesse sentindo assistindo crianças durante ao dia que retornavam a seus lares à noite. Acontece que um dia, uma mãe não voltou mais para buscar seus três filhos, o que transformou a creche em abrigo permanente.
Passa
A fundação oficial do Lar Espírita Cairbar Schutel, na Avenida Cairbar Schutel 426, Santa Cruz, deu-se em 8 de maio de 1955, segundo domingo do mês, no dia das mães. O lar permaneceu nesse endereço por 47 anos.
Agora já atuando como casa independente, decidiram pela alteração do estatuto da Mocidade Cairbar Schutel, que a funcionar como um departamento da Comunidade Espírita Cairbar Schutel em 8 de abril de 1972.
Passa vários.
Adquirindo parte de um terreno e tendo outra doada pelo casal Carlos Mariani e Inocência Gonçalves, a sede social da Comunidade transferiu-se do prédio do Lar em 1973 para a Avenida Saldanha da Gama, 748, atual endereço.
Passa
Com a mudança nas políticas de acolhimento o número de internos do Lar que já foi superior a mais de 50 crianças simultâneas reduziu-se muito, deixando as instalações um pouco ociosas. Decidiu-se em Assembleia a aquisição de uma casa residencial menor e mais confortável para o serviço acolhimento transitório ficando o prédio antigo renomeado para Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani.
Passa
Hoje em dia o Núcleo mantém diversos projetos, entre eles podemos destacar:
PROJETO FAMÍLIA com atividades voluntárias nas tardes de sábados para mães, crianças e adolescentes; colaborando com sua educação emocional, oferecendo oficinas de pintura em tecido e madeira, crochê, costura, manicure, artesanato, informática, educação moral e também distribuindo cestas básicas.
O Núcleo também oferece à população de Matão e sua microrregião, através de parcerias com entes públicos:
O Projeto SOS Cidadania, atuando no contra turno escolar aos pequeninos de 6 a 11 anos, que recebem alimentação, apoio pedagógico, oficinas de música, dança, teatro…
O Projeto Crescer, destinado principalmente aos adolescentes, oferecendo aulas de eletricista automotivo, estoquista, inclusão digital, corte e costura e cabelereiro.
E também se responsabilizando pelo acompanhamento de Atividades de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, exclusivo dos adolescentes em medidas socioeducativas.
Passa
A sede social da Comunidade é esta aqui em que nos reunimos todos os dias da semana para estudos doutrinários com o objetivo de divulgar a doutrina espírita com base nos livros de Allan Kardec e obras complementares.
A Comunidade Espírita Cairbar Schutel conquistou a simpatia do povo da Terra da Saudade pela qualidade de seu trabalho desenvolvido. Sendo assim um agrupamento de espíritas que relembram as responsabilidades daqueles que já se iniciaram na doutrina, e que tem por dever resgatar através do trabalho humilde a essência dos aprendizados científicos, filosóficos e morais adquiridos, e tão praticados por Jesus em seu Evangelho de amor, focando toda essa energia na construção de um mundo melhor.
Passa
Tudo isso com a responsabilidade de ter como seu patrono, ninguém mais ninguém menos que o Pai dos Pobres, para nós, o espírita número um do Brasil, nosso querido Cairbar Schutel.
Uma salva de palmas a esses 70 anos de aniversário!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *