Quem somos

USE MUNICIPAL DE MATÃO


A USE Municipal de Matão é um órgão de unificação do movimento espírita, resultante da união de associações espíritas sediadas na área de sua jurisdição.

Com o fim de atender as disposições legais e jurídicas para o desenvolvimento de suas atividades econômico-financeiras, a USE Municipal Matão se constitui em uma associação civil, religiosa, cultural, doutrinária, segundo os fundamentos científicos, filosóficos e religiosos da Doutrina Espírita, sem fins econômicos, de duração indeterminada, com sede e foro na cidade de Matão.

A jurisdição da USE Municipal Matão abrange o próprio município e os municípios vizinhos incluídos na delimitação territorial estabelecida pelo Conselho de Administração (CA) da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, ouvidas as partes interessadas.

Atualmente são filiados a USE MUNICIPAL DE MATÃO, o Centro Espírita O Clarim, Comunidade Espírita Cairbar Schutel, Centro Espírita Allan Kardec, Centro Espírita Dr. Adolpho Bezerra de Menezes e Centro Espírita Nosso Lar.

SAIBA COMO A USE COMEÇOU


A USE foi fundada em 5 de junho de 1947, no 1º Congresso Espírita Estadual.

Nessa época, quatro instituições espíritas se destacavam na Capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo.

Essas quatro instituições lançaram o manifesto “PROCLAMAÇÃO AOS ESPÍRITAS”, conclamando à união. Num exemplo de renúncia, essas quatro entidades patrocinadoras, com o apoio de associações do interior, trabalharam pela criação de um único órgão de unificação oficial e permanente, surgindo a União Social Espírita, que, depois, passou a se denominar União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

A USE não é um centro Espírita, mas a soma dos centros espíritas do Estado de São Paulo.

A USE é o resultado da união dos centros espíritas. A instituição espírita é a base da USE e, por isso, é ela que delibera sobre o que é melhor e mais conveniente para o movimento espírita estadual.

Unir, difundir e realizar.


Finalidade

Organização


A USE possui órgãos que viabilizam a unificação do Movimento espírita em todas as regiões do Estado de São Paulo. Na Capital, os centros espíritas se reúnem em torno das USEs Distritais, com o nome do bairro predominante. No interior, as USEs Intermunicipais reúnem centros espíritas de cidades circunvizinhas e as USEs Municipais reúnem centros espíritas de uma mesma cidade. Esta descentralização permitiu a divisão do estado em USEs Regionais que facilitam e apóiam as atividades de todas as USEs Distritais, Municipais e Intermunicipais.

Neste contexto organizacional, a USE sugere atividades, orienta sua execução e facilita a transferência de experiência, sem condicionamentos, em respeito aos princípios de liberdade e responsabilidade que o espiritismo preconiza. Por isso, não impõe, nem interfere nas atividades das instituições espíritas; procura integrar suas ações junto aos conselheiros e diretores das USEs, porque todos são trabalhadores de instituições unidas.

Todo programa, colaboração e apoio são colocados à disposição dos centros espíritas, como sugestões e subsídios aos seus trabalhos. A casa espírita poderá adotá-los ou não, como pode adaptá-los às suas necessidades. A instituição unida continua a manter a sua autonomia administrativa e funcional.

Comissão Executiva


A Comissão Executiva atual da USE Municipal Matão compõe-se dos seguintes membros:

  • I - Presidente; José Luiz Marchesan
  • II - Vice-Presidente; Edo Mariani
  • III - Primeiro Secretário; Murilo Arruda de Souza
  • IV - Segundo Secretário; Gustavo Marischen
  • V - Primeiro Tesoureiro; Aroldo Mariani
  • VI - Segundo Tesoureiro; Theodoro Marischen